A parceria entre a Administração de Planalto, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Cooperativa Sicredi O Alto Uruguai para a realização do programa “A União Faz a Vida” com os alunos da rede de ensino municipal entra no seu sexto ano com grandes expectativas. O programa voltado para a elaboração de projetos que são desenvolvidos pelas crianças e adolescentes, em conjunto com os demais agentes do Programa, têm na sua essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania. As escolas utilizam a metodologia de projetos para elaborar o plano que será realizado durante o ano. A avaliação constante orienta a tomada de decisão para a melhoria e continuidade dos projetos.
Em Planalto, este é o quinto ano em que o programa é realizado entre os alunos e desde então, os projetos desenvolvidos no município, têm contribuído com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, influenciando as práticas de cooperação e cidadania.
Para dar início ao trabalho é realizada a Expedição Investigativa, onde professor e crianças saem a campo e vão além dos muros da escola para ver, observar e experimentar, na prática, o conteúdo vivenciado.
Dentre as principais conquistas destacam-se a aprendizagem das crianças, a interação com a comunidade, o trabalho em equipe, o respeito entre os colegas de sala de aula, a responsabilidade, organização e planejamento, cooperação e cidadania.
Em 2018, ainda não estão definidos o número de projetos do Programa “A União Faz a Vida” que serão desenvolvidos no Município envolvendo três Escolas do Ensino Fundamental e todos as outras de Educação Infantil.
Para chegar ao nome do projeto é necessário que os alunos envolvidos realizem a Expedição Investigativa e depois de executada esta etapa da expedição, cada projeto receberá um nome específico.
Nesta quarta-feira, 18 de abril, aos alunos das turmas 6º B e C e também do 7º C da EMEF Mário Quintana, acompanhados dos professores Ricardo, Lenir e Diovani, realizaram a expedição nas trilhas que estão localizadas dentro da área indígena de Planalto, dando início a mais um dos projetos do programa “A União Faz a Vida no Meio Ambiente, o espaço natural como conhecimento didático”.
Para a Secretária de Educação, Sílvia D. Zaleski, as ações desenvolvidas nesta etapa da vida são fundamentais para a boa formação psicológica, cognitiva e social do cidadão. Sílvia afirmou ainda que tudo aquilo que contribui para a boa formação das crianças deve ser desenvolvido pelo Município e as parcerias são sempre bem vindas para fortalecer ainda mais estes projetos que tanto contribuem na educação de nossas crianças.

Geral
Realizado curso de processamento de frutas
Doze mulheres do município se dedicaram durante dois dias a aprender as técnicas de processamento de frutas com o instrutor do Senar ( Serviço Nacional


